A borracha em seu estado natural é proveniente da seiva da seringueira, referida como um polímero. A seringueira é uma árvore nativa da Amazônia e
sua adaptação em regiões tropicais da Ásia derrubou o ciclo comercial da
borracha que havia no fim do século XIX e início do século XX.
No decorrer do século XX, na
Alemanha, criou-se uma tecnologia capaz de
fabricar a borracha a partir do petróleo, a borracha sintética. A borracha
sintética é similar à natural, mas não possui a mesma resistência ao calor. Até os
dias atuais, muitos artefatos são compostos por borracha sintética e natural.
No Brasil, 70% de toda
borracha fabricada é destinada para a produção de pneus. A outra parte serve de
insumo para a fabricação de calçados, instrumentos cirúrgicos e até
preservativos.
Na reciclagem
da borracha, o ator principal entre os
material descartados é o pneu. O pneu foi inventado em 1845 por Charles
Goodyear. O pneu é composto por 10% de borracha natural (látex), 30% de
petróleo (a borracha sintética) e 60% de aço e tecidos de lona.
Na Holanda, segundo um estudo
realizado pela Universidade de Vrije, em todo
o mundo são fabricados cerca de 2 milhões de pneus novos por dia, uma média de
730 milhões de pneus ao ano. Por outro lado, o planeta descarta 800 milhões de
pneus ao ano. No Brasil, são 17 milhões de pneus descartados ao ano.
No processo
de reciclagem do pneu é necessário separar a
borracha dos demais componentes por meio de cortes que posteriormente submete a
borracha à purificação em peneiras. Cada lasca cortada é moída e posta em
processo de digestão em vapor d’ água com produtos químicos capazes de
desvulcanizar a borracha usando bases e
os óleos minerais.
Em comparação à borracha
original, a borracha reciclada possui características físicas inferiores, serve
para a fabricação de cobertura de áreas de lazer e quadras de esporte,
fabricação de tapetes de automóveis, solados de sapatos, colas, câmaras de ar,
material de limpeza como rodo, buchas e outras peças de borracha.
Um pneu usado também pode ser
recauchutado com o adicionamento de novas camadas de borracha em pneus carecas.
A recauchutagem estende a vida útil do pneu em
40% e economiza 80% de energia. O pneu velho ainda pode ser usado no lugar do
carvão para geração de energia.
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